quarta-feira, 27 de abril de 2016

12º C – Economia - Aulas de 11 e 13 de Maio - 4ª feira – 8 e 15 ás 9 e 45

12º C – Economia
 Aula de 11 e 13 de Maio 

 Discriminação de Género


"A edição de 4 de junho da revista TIME inclui um artigo sobre o preço do sexismo, aplicado às economias do Médio Oriente, onde a questão do papel das mulheres na sociedade e na economia gera ainda grande controvérsia.
Este artigo, escrito pela jornalista Carla Power, baseia-se em larga medida no estudo "The Output Cost of Gender Discrimination" da autoria de José Tavares, economista e Professor da Nova School of Business and Economics, e Tiago Cavalcanti, da Universidade de Cambridge.

A discriminação de género é um fenómeno amplo e dispendioso. Em maior ou menor grau, todas as economias e culturas fazem discriminação entre homens e mulheres. No mercado de trabalho, por exemplo, há uma diferença no salário com base no género, o chamado “gender wage-gap” - as mulheres recebem salários inferiores aos dos homens, pela execução das mesmas tarefas e tendo as mesmas competências, experiência e formação.

Os rácios entre os salários femininos vs masculinos podem variar de cerca de 75% nos Estados Unidos, a 41% na Irlanda, cerca de 19% no Irão e 21% na Arábia Saudita.

Os dois investigadores estudaram a discriminação de género, mas com uma perspectiva diferente e original que mostra que esta é economicamente ineficiente, mas também que reduz a produção total de uma economia, tendo apurado que um aumento de 50% no diferencial de salários entre os sexos - “gender wage-gap” - leva a uma queda de 25% no rendimento per capita.

Os resultados da investigação mostram que, para vários países, uma grande parcela da diferença na produção per capita relativamente aos EUA se deve à desigualdade entre géneros. Para países como a Irlanda ou a Arábia Saudita, a discriminação salarial explica na totalidade a diferença de produção em relação aos EUA. Por outras palavras, se não existisse discriminação de género, os cidadãos da Irlanda ou da Arábia Saudita seriam tão ou mais ricos que os dos EUA.

A análise sugere que, eliminando as desigualdades entre homens e mulheres, por muito difícil que isso seja, se obteria um impacto positivo no produto difícil de igualar por qualquer outra opção de política económica."

1 - Sintetize os principais aspetos referidos no texto anterior e manifeste a sua opinião no seu caderno diário .

Sem comentários:

Enviar um comentário